Avatar

A Revelação da Justiça de Deus (Livros Evangélicos)

clip_image001

 

O apóstolo Paulo escreveu a Carta aos Romanos, da cidade de Corinto para a igreja em Roma, e ele a escreveu por volta do ano 57 ao ano 60.
Esta Carta foi levada por Febe, como podemos constatar no capítulo 16, versículo 1: “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia.” O tema da Carta aos Romanos é: “A Revelação da Justiça de Deus”.
Esta palavra, justiça, está inserida de modo enfático em todo o contexto do livro. O apóstolo Paulo ainda não havia ido a Roma quando escrevera a Carta, a ida dele à cidade se deu bem depois. Paulo esteve em Roma por duas vezes. Na primeira, ele foi como prisioneiro, mas foi liberto.
Passaram-se, então, cinco a sete anos quando, novamente, foi preso e levado de volta para Roma onde lá foi morto. Jesus nasceu no período chamado de “a plenitude dos tempos”, ou seja, Jesus nasceu em uma época em que o mundo todo havia sido preparado, exatamente, para o nascimento do Senhor.
Antes de os Romanos dominarem a terra, eram os gregos os seus dominadores. Com isso, praticamente todas as pessoas do mundo falavam o grego comum, e não o clássico. Com a ocupação romana, foram abertas estradas por todos os lados. A chamada paz romana foi um período no qual não se viu mais guerras.
E foi nesse intervalo de tempo, que Jesus nasceu e ministrou, e também, foi o período do surgimento da Igreja Primitiva. Não havia guerras, porque os romanos haviam dominado todo o Planeta e Roma era, então, o centro do mundo.
Nós não temos conhecimento de quem fundou a igreja em Roma, supomos que talvez seja alguém que estivera presente no dia de Pentecostes, entretanto, não há registros comprobatórios na história. Mas, uma coisa podemos afirmar: não foi o apóstolo Pedro, porque não há nenhuma evidência histórica de que Pedro estivesse em algum momento em Roma.
Tanto Pedro nunca esteve em Roma, que no capítulo 16 de Romanos, Paulo enviou saudações para vários irmãos e, se Pedro estivesse em Roma e fosse o chamado Papa, porventura, não teria Paulo enviado uma saudação para Pedro?

CNMG LOGO DOWNLOAD ORIG

0 comentários: