Avatar

Comentário sobre Joel – João Calvino (Livros Evangélicos)

clip_image001

 

Este volume contém os Escritos de três Profetas. Joel desempenhou seu ofício entre os judeus; Amós, ainda que nativo da Judéia, todavia, foi designado Profeta das Dez Tribos; e a profecia de Obadias refere-se apenas a Edom.
O grande mestre da crítica hebraica, o Bispo Lowth, ao falar de Joel, em sua vigésima-primeira Conferência, diz que, ainda que ele se distinga muito do estilo de Oséias, todavia, é “igualmente poético”.
Ele o representa como “elegante, claro, prolixo, fluente e também mui sublime, severo e ardente”.
Admitindo a perspicácia de sua dicção e a clareza de seus arranjos, ele ainda confessa que a matéria que ele maneja é por vezes obscura, particularmente para com a finalidade de sua Profecia.
Com respeito ao estilo de Amós, o Bispo diverge grandemente de Jerônimo, o qual caracterizou o (imperitum sermone, set non in scientia.)
Profeta como “inábil na fala, mas não no conhecimento”, Lowth, contrariamente, considerava-o como “nem um pouquinho atrás dos próprios Profetas maiores, sendo, em elevação de sentimento e nobreza de pensamento, quase igual aos primeiros e dificilmente inferior a qualquer um deles em esplendor de estilo e elegância de composição.”

CNMG LOGO DOWNLOAD

0 comentários: